quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fogaccia de Palmito (frita)



Considero um dos meus ícones da culinária é uma receita que possue histórias e saudades de pessoas queridas.

São leves e saborosas ..
e ficam bem sequinhas !


Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 25 gr margarina
- 1 colher de café sal
- 1 colher chá fermento em pó
- 1 ovo
- 3 colheres sopa de água (aproximadamente)
- 1 colher sopa aguardente de cana (pinga)
- óleo para fritura

Recheio
- 1 vd palmilto
- 1 tomate maduro picado (sem sementes)
- 1 dente alho picado
- 1 cebola picada pequena
- 1 cubo de caldo de legumes
- 6 unidades azeitonas verdes picada
- 1 colher sopa amido milho
- azeite para refogar
- sal, pimenta do reino, salsa e cebolinha á gosto



Modo de Preparo



Para o preparo da massa, coloque a farinha de trigo, sal, pinga, fermento em pó e margarina em um processador, pulse até obter uma textura de areia grossa. Acrescente o ovo e pulse novamente. Coloque a água morna aos poucos, cerca de 3 colheres de sopa e processe até a massa unir bem. Retire do processador e deixe descansar por 30 minutos. Caso não tenha um processador prepare a massa utilizando a ponta dos dedos para incorporar os ingredientes.
Pique a cebola e o alho, coloque o azeite em uma panela e doure, acrescente o palmito picado e o caldo de legumes, refogue em fogo baixo por cerca de 5 minutos, acrescente os tomates também picados e refogue por mais 5 minutos para engrossar o recheio adicione 1 colher sopa amido milho diluído em um pouco de água e misture ao recheio até engrossar (desprender do fundo da panela) . Coloque o sal e pimenta-do-reino, azeitonas picadas e salsa e cebolinha picadas. Reseve e deixe esfriar .
Abra a massa com um rolo com a espessura fininha. Corte discos de 15 cm de diâmetro, coloque 2 ou 3 colheres (sopa) de recheio em cada disco, umedeça as bordas e feche como pastel, apertando as bordas com a ponta de um garfo. Leve para fritar em óleo quente (fogo moderado) até dourar, escorrar bem os pastéis em uma peneira e depois no guardanapo.
Sirva bem quentinhas...

Outra sugestão de recheio : Mussarela ralada c/ tomates picados sem sementes e pele, azeitonas picadas e temperado com oregano - Dica tem rechear e logo fritar, por ser uma massa fresca.

Nenhum comentário: