terça-feira, 24 de junho de 2008

Sonhos





















Doces Sonhos na estrada do tempo.....

Sonhos são doces e leves como uma nuvem;
Passa através dos nossos olhos as lembranças suaves como de uma época que não havia ambição de ser algo, somente nós mesmos;
Remete a memória olfativa e degustativa tanto na sua inocência como na sua doçura;
Lembranças boas de alegria, união e inocência;


Sonhos recobertos de finitos flocos de neves açucarados de momentos de sabor.
Claregina jun 2008





Esta receita já faço alguns anos (peguei no antigo Note e Anote)
é do culinarista Alvaro Rodrigues



Massa:

- 40 g de fermento biológico fresco
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1/2 copo de requeijão de leite morno
- 1 colheres de sopa de manteiga sem sal ( bem cheia) aprox 60 g
- 3 ovos batidos ligeiramente
- 2 gemas
- 1/2 colh de sopa de açucar aromatizante (vanila,fácil de achar em lojas de culinaria ou essencia de baunilha caso não encontre)
- 500 g de farinha de trigo especial (Renata )


Creme para sonho:
- 700 ml de leite
- 1 lata de leite condensado
- 3 gemas passadas pela peneira
- 3 colheres sopa (bem cheias) de amido de milho
- 1 colher de sobremesa de essência de baunilha


Modo de Preparo

Faça o processo do pão, dissolva o fermento noa çucar, junte o leite morno e os demais ingredientes,sendo por ultimo a farinha de trigo. Costumo rasgar a massa, faça isso que o sonho fica mais macio.Adicione a farinha até obter uma massa ainda pegajosa, porem facil de trabalhar. Deixe dobrar de volume. Sove delicadamente a faça bolinhas do tamanho médio. Para o sonho é preciso bolear a massa, se não souber, faça bolinhas na mão e tente fechar a massa deixando lisa a parte de cima e puxando para abaixo, como se fosse amarrar a massa, coloque este lado para abaixo e deixar descansar até dobrar.

1 - Assado : assim que bolear a massa coloque na forma que vai assar e deixe dobrar de volume, depois é só levar ao forno, não pincele com gema, senão o sonho mucha.

2- se for fritar que é tradicional, boleie a massa e coloque para dobrar encima da mesa bem enfarinhada, cubra com pano e deixe dobrar. Aqueça o oleo e qdo estiver quente, abaixe o fogo e coloque os sonhos tomando o cuidadopara tira-lo da mesa, use uma espatula de cortar pizza. Frite cada lado até ficar dourado, retire com escumadeira e coloque sobre papel toalha.


Dica: coloque a última parte que fritou sobre o papel. Depois de frio, corte no meio sem chegar ao fim e recheie com creme de confeiteiro, pulverize açucar de confeiteiro por cima.



Creme para sonho:

Coloque numa panela o leite, o leite condensado, o açúcar, as gemas e o amido de milho e leve aofogo, mexendo sempre, até formar um creme firme.Quando frio, misture a essência e empregue com saco de confeiteiro e bico pitanga.




Ps. É uma receita muito elaborada, mas vale a pena !!!




Outra Versão : Donut de chocolate




2 comentários:

Lua Limaverde disse...

Olá, Claregina! Fico muito feliz que esteja participando do evento, viu? Legal que você tenha talento para as duas coisas, fica até mais prático, rs. Beijinhos!

Sweet disse...

Oi, tdo bem,
Agradeço as suas palavras, mas realmente escrevo muito pouco, acho q é o corre corre do dia dia, o q mais faço é cozinhar, aos pouquinhos estou colocando as receitinhas no blog.
Bjs
Claregina